TEXTO
01
“Leôncio achara desde a infância nas
larguezas e facilidades de seus pais amplos meios de corromper o coração e
extraviar a inteligência. Mau aluno e criança incorrigível, turbulento e
insubordinado, andou de colégio em colégio e passou como gato por brasas por cima de todos os
preparatórios, cujos exames, todavia, sempre salvara à sombra do patronato. Os
mestres não se atreviam a dar ao nobre e munífico comendador o desgosto de ver
seu filho reprovado. Matriculado na escola de medicina logo no primeiro ano
enjoou-se daquela disciplina, e como seus pais não sabiam contrariá-lo, foi
para Olinda a fim de frequentar o curso jurídico. Ali, depois de ter dissipado
não pequena porção da fortuna paterna na satisfação de todos os seus vícios e
loucas fantasias, tomou tédio também aos estudos jurídicos e ficou entendendo
que só na Europa poderia desenvolver dignamente a sua inteligência e saciar a
sua sede de saber, em puros e abundantes mananciais. Assim escreveu ao pai, que
deu-lhe crédito e o enviou a Paris, donde esperava vê-lo voltar feito um novo
Humboldt. Instalado naquele vasto pandemônio do luxo e dos prazeres, Leôncio, raras
vezes, e só por desfastio, ia ouvir as eloquentes preleções dos exímios
professores da época e nem tampouco era visto nos museus, institutos e
bibliotecas. Em compensação era assíduo frequentador do Jardim Mabile, assim
como de todos os cafés e teatros mais em voga, e tornara-se um dos mais
afamados e elegantes leões dos bulevares”.
GUIMARÃES,
Bernardo. A Escrava Isaura. São Paulo, Editora Ática, 17ª edição,1991.
01. O tema do texto é:
A)
A
descrição do caráter de Leôncio, tomando como exemplo sua conduta quando
criança e adolescente.
B)
A
maneira eficaz dos pais educarem seu filho único, não esquecendo de repassar a
ele valores como ética, nacionalismo, amor aos pais.
C)
A
situação precária do ensino no país que forçou os pais de Leôncio a
patrocinarem seus estudos em Paris.
D)
A
preocupação dos pais de Leôncio em relação a sua educação, primando sempre por
boas universidades e professores de excelência.
E)
A
triste situação de Leôncio que, desde cedo, teve que se separar dos pais para
estudar fora do país.
02. Em “(…) andou de colégio em colégio e
passou como gato por brasas
por cima de todos os preparatórios (…)”, a expressão destacada tem o sentido
de:
A)
Passou,
com muito esmero, por cima de todos os preparatórios.
B)
Passou,
conforme a maioria dos alunos, por cima de todos os preparatórios.
C)
Passou,
de maneira abrupta, por cima de todos os preparatórios.
D)
Passou,
de maneira superficial, por cima de todos os preparatórios.
E)
Passou,
de modo discreto, por cima de todos os preparatórios.
03. O trecho “(…)Leôncio, raras vezes, e só
por desfastio, ia ouvir as eloquentes preleções dos exímios professores da
época e nem tampouco era visto nos museus, institutos e bibliotecas.” refere-se:
A)
À
falta de interesse de Leôncio no que diz respeito aos estudos e ao
conhecimento.
B)
Á
necessidade que Leôncio tinha em ouvir as palestras de seus professores.
C) Ao
excesso de confiança de Leôncio em seus conhecimentos, acreditando não seu
necessária tanta dedicação.
D)
Ao
fato de Leôncio não entender as aulas ministradas e preferir afastar-se do
ambiente acadêmico.
E) Ao
número excessivo de vezes que Leôncio era visto nos ambientes culturais da
cidade.
TEXTO
02
“Mas essa tal ou qual tranquilidade só
durou até o dia em que, pela primeira vez, viu Álvaro. Amou-o com esse amor
exaltado das almas elevadas que amam pela primeira e única vez e esse amor,
como bem se compreende, veio tornar ainda mais crítica e angustiosa a sua já
tão precária e mísera situação”.
GUIMARÃES,
Bernardo. A Escrava Isaura. São Paulo, Editora Ática, 17ª edição,1991.
04. O tema do fragmento citado é típico do
Romantismo Brasileiro, configurando uma forte característica dos heróis e
heroínas dessa escola literária. O fundamento dessa característica é:
A)
A
angústia causada pela ausência do verdadeiro amor.
B)
A
certeza de que o verdadeiro amor não acentua os obstáculos que a vida oferece.
C)
A
crença no amor à primeira vista e na singularidade desse acontecimento.
D)
A
tranquilidade resultante da certeza de sentir-se amado.
E)
O
alívio causado pela descoberta do primeiro amor.
TEXTO
03
“- Tu o disseste, Geraldo, amo-a muito,
e hei de amá-la sempre, nem disso faço mistério algum. E será coisa estranha ou
vergonhosa amar-se uma escrava? O patriarca Abraão amou sua escrava Agar, e por
ela abandonou Sara, sua mulher. A humildade de sua condição não pode despojar
Isaura da cândida e brilhante auréola de que a via e até hoje a vejo
circundada. A beleza e a inocência são astros que mais refulgem quando
engolfados na profunda escuridão do infortúnio.
- É bela a tua filosofia e digna de teu
nobre coração, mas que queres? As leis civis, as convenções sociais, são obras
do homem, imperfeitas, injustas e, muitas vezes, cruéis. O anjo padece e geme
sob o jogo da escravidão, e o demônio exalça-se ao fastígio da fortuna e do
poder”.
GUIMARÃES,
Bernardo. A Escrava Isaura. São Paulo, Editora Ática, 17ª edição,1991.
05. Ao utilizar-se em seu argumento o
exemplo bíblico da patriarca Abraão, que abandonou sua esposa Sara pelo amor da
escrava Agar, Álvaro pretende:
A)
Convencer
seu amigo Geraldo de que não é loucura todo o amor devotado a Isaura.
B) Defender
a tese de que a beleza de Isaura é enaltecida graças a sua condição de escrava.
C) Explicar
ao amigo que o infortúnio da escravidão sempre serviu de obstáculo aos amantes.
D)
Mostrar
que a condição de escrava de sua amada aguça a ambição de seu senhor.
E)
Ressaltar
que seu amor é proibido e praticamente impossível aos olhos de Deus e dos
homens.
06. Geraldo reflete sobre a condição de
escrava de Isaura. Qual o ponto de vista do amigo de Álvaro?
TEXTO
04
“ – Não gosto que a cantes, não, Isaura.
Hão de pensar que és maltratada, que és uma escrava infeliz, vítima de senhores
bárbaros e cruéis. Entretanto, passas aqui uma vida que faria inveja a muita
gente livre. Gozas da estima de teus senhores. Deram-te uma educação como não
tiveram muitas ricas e ilustres damas que eu conheço. És formosa e tens uma cor
linda, que ninguém dirá que gira em tuas veias uma gota de sangue africano. Bem
sabes quanto minha boa sogra antes de expirar te recomendava a mim e a meu
marido. Hei de respeitar sempre as recomendações daquela santa mulher, e tu bem
vês, sou mais tua amiga do que tua senhora. Oh! Não, não cabe em tua boca essa
cantiga lastimosa, que tanto gostas de cantar. – Não quero – continuou em tom
de branda repreensão – não quero que a cantes mais, ouviste Isaura? … se não
fecho-te o meu piano”.
GUIMARÃES,
Bernardo. A Escrava Isaura. São Paulo, Editora Ática, 17ª edição,1991
TEXTO
05
07. No texto 04, Malvina se aborrece com a
triste canção, que fala sobre o infortúnio da escravidão, cantada por Isaura.
De acordo com o texto, Malvina:
A) Concorda
com a tristeza de Isaura, porém adverte a pobre escrava de que sua condição é
bem melhor que a de outras escravas.
B) Considera
que não há a necessidade de libertar Isaura, pois a família já dedica a ela uma
educação digna das grandes damas da sociedade.
C)
Destaca
que a beleza de Isaura encontra-se na sua ascendência negra e que a moça
deveria alegrar-se com o tratamento dedicado a ela.
D) Mostra
que Isaura deve sentir-se feliz, visto que é tratada como qualquer moça da
sociedade.
E)
Reflete
sobre a situação da mulher escrava no Brasil, bem como critica o preconceito
racial existente.
08. Destaque do texto 04 a passagem que
reproduz uma visão preconceituosa em relação ao negro.
09. No texto 05, a personagem Susanita
expressa duas opiniões sobre preconceito racial. Indique essas duas opiniões e
em qual delas Susanita realmente acredita.
10. A personagem Susanita, do texto 05, bem
como Malvina, no texto 04, expressam uma visão preconceituosa em relação ao
negro. O problema da intolerância racial ainda é comum, nos dias de hoje, e
atinge todas as classes sociais. Temos como exemplo atores, apresentadores,
pessoas públicas em geral que sofrem injúrias raciais, através de postagens em
suas redes sociais. Diante desse triste quadro, o que a sociedade ou o governo
podem fazer para extinguir esse preconceito? Estabeleça ações, proponha
soluções para o problema.
GABARITO
01. A
02. D
03. A
04. C
05. A
06. Geraldo acredita que as leis e as
convenções sociais são obras do homem e, por esse motivo, são imperfeitas,
injustas e cruéis. De acordo com ele, Isaura sofre com a sua condição de cativa
e seu senhor, Leôncio, aproveita-se da situação para utilizar-se de seu poder e
dinheiro para fortalecer seu domínio.
07. D
08. “És formosa e tens uma cor linda, que
ninguém dirá que gira em tuas veias uma só gota de sangue africano”.
09. Primeira opinião: Susanita não tem
preconceito racial por acreditar que todos são iguais.
Segunda
opinião: Susanita sai rapidamente para lavar o dedo após pegar no boneco,
indicando que tem, sim, preconceito racial.
Na verdade,
Susanita expressa na tirinha que possui, sim, preconceito.
.
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